As empresas que passaram a criar roupas para mulheres acima do peso justificam a iniciativa com uma história que se repete: as lojistas tinham uma confecção de roupas femininas tradicionais e perceberam uma demanda crescente por tamanhos maiores, e essa produção com cada vez mais estilosa é ainda vendida via internet.
"A linha plus size é uma das que mais cresce na nossa confecção", diz Edna Felipe, responsável pelo marketing da marca catarinense Lunender. "É um mercado carente e estamos apostando muito nessa linha, porque o retorno está sendo bem positivo."
Em todo o país esse mercado já movimenta anualmente cerca de R$ 4,5 bilhões, o que significa cerca de 5% do faturamento total do setor de vestuário em geral, que hoje ultrapassa os R$ 90 bilhões, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).
Esse "boom" é impulsionado pelo crescente número de pessoas com sobrepeso no Brasil. Dados do IBGE apontam que praticamente metade dos adultos está acima do peso (51% dos homens e 48% das mulheres).
Diante desse cenário, grandes lojas de departamento também estão percebendo esse nicho e investindo no ramo.
"Identificamos uma oportunidade de melhor atender este segmento plus size e, buscando democratizar o acesso ao melhor das tendências mundiais para nosso público, criamos a coleção Special for You", diz Paulo Correa, vice-presidente comercial da C&A. "[A linha] está tendo uma avaliação do público e um desempenho muito significativo."
Marcas especializadas
"E este crescimento também está na internet como é o caso do recente sucesso da VestMaior, especializada em Moda Plus Size. Pois além de ser prático os nossos clientes escolhem e encomendam cuidadosamente sem ter de sair de casa e passar por situações constrangedoras como os risininhos das vendedoras e o pior no momento de provar um número ainda maior, diz MaxW da VestMaior. Além de marcas que vêm investindo na linha para gordinhas, há ainda um crescimento de confecções especializadas em moda plus size.
"A procura por meus modelos de numeração maior fez com que aumentássemos em 60% nossas peças plus size", comemora Edson Eddel, da marca de vestidos de noiva com o mesmo nome.
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